4 Dicas para as primeiras semanas de aula de seus filhos

8 dicas para curtir o Carnaval com as crianças (sem estresse)
12 de fevereiro de 2018
Ensino bilíngue na infância funciona?
14 de março de 2018

Primeira semana de aula é sempre uma junção de sentimentos e emoções para os filhos e para os pais! Iremos dar 4 Dicas para afastar a insegurança das crianças neste momento e para que este começo seja agradável a todos!

1. Escola Nova – Muitas crianças mudam de escola por diversos motivos, e não é fácil este período de adaptação a uma nova escola, professora e colegas.

Ao fazer a matrícula, os pais podem se preocupar em manter os horários que a criança já fazia, pois isto poderá ajudá-la a adaptar-se mais rápido.

Levá-la para conhecer a escola antes do início das aulas e, dependendo da idade, escolher onde vai estudar também é um ponto muito importante para esta adaptação.

Neste momento, é fundamental que conheça o máximo possível sobre a nova escola, assim como as pessoas que irá conviver, tais como a professora, a diretora e os funcionários diretamente ligados ao convívio diário da criança, isso trará mais segurança.

2. Organização – Para que a criança sinta-se segura, um momento importante também é para ela participar da organização dos materiais, como encapar, etiquetar, organizar a mochila.

Inclusive, esta participação é uma forma de a criança envolver-se com o clima de início das aulas e motivá-la a querer ir à escola nos primeiros dias.

3. Diálogo – Os pais e os professores devem dialogar e explicar para as crianças o porquê de elas irem para a escola, quanto tempo elas irão frequentá-la e, também, o porquê é importante estudar.

Além disso, devem mostrar que a escola é um lugar agradável e, também, a sua importância para o futuro.

4. Horários – Tenha cuidado com horários, pois além de a criança já ter se acostumado com o horário de férias (dormir mais tarde e, consequentemente, acordar mais tarde) ela poderá ter problemas para acordar nos primeiros dias, e ficar sonolenta durante as aulas.

Então, é bom, que uns dias antes já voltem à rotina de horários de dormir, para evitar o sono durante a aula. Não ficar assistindo a TV até tarde pode ajudar nesta tarefa.

Além destas dicas, é conveniente os pais prevenirem-se de possíveis “desculpas” que os filhos sempre usam para adiar o começo das aulas. É comum ter alunos que pedem para ir à escola somente uma semana após a semana do início do ano letivo.

Não é adequado os pais darem esta permissão, pois as crianças precisam saber, desde cedo, que o adiamento, ou seja, o hábito de se deixar para depois o que se pode fazer hoje, é algo que precisa ser evitado.

A criança precisa saber que hora menos hora terá de ir à escola e, então, podendo ir hoje, não há motivos para ir amanhã.

Contudo, ouvir o que nossos filhos estão falando, mesmo quando não temos a menor intenção de dar permissões inadequadas, é atitude sábia que jamais deverá deixar de existir.

Isso porque nessa troca entre pais e filhos pode-se entender melhor os pontos de vistas dos nossos jovens e, ainda, identificar o que precisa ser moldado.

Além disso, é possível que, num diálogo, os pais poderão compreender o porquê o filho quer adiar a volta às aulas, motivos que podem ter dimensões muito maiores que podemos imaginar, daí a importância do ouvir.

Desejamos que este início de ano aconteça sem problemas e de uma forma agradável a todos, pais, alunos e professores.

Bom estudo!

//]]>