Ensino Fundamental

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O currículo praticado pela Maple Bear segue com rigor a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional do Ministério da Educação (MEC), aplicando a ele a metodologia canadense de ensino bilíngue.
O Ensino Fundamental da Maple Bear atende todos os parâmetros curriculares estabelecidos pelo Ministério da Educação do Brasil. A distinção Maple Bear, a exemplo da Educação Infantil, se constitui pelo modelo canadense de educação, listado entre os melhores do mundo, que é posto em prática nos programas.
Entre os princípios do programa, destacam-se a observação, a análise, a avaliação, a aplicação, a resolução de problemas, a criação e a tomada de decisões, atividades que contribuem para a formação de crianças independentes e com pensamento crítico.
Os alunos desenvolvem-se acadêmica e socialmente, criando um ambiente propício para o aprendizado e a integração social.
No Ensino Fundamental, as crianças desenvolvem todas as competências de comunicação nos dois idiomas, incluindo compreensão, fala, leitura, escrita, visualização e representação. As disciplinas Língua Inglesa (English Language Arts), Matemática e Ciências são integralmente ministradas em inglês, enquanto Língua Portuguesa, Geografia e História são ministrados em português.
Experientes educadores brasileiros basearam-se nos princípios da educação canadense para o desenvolvimento do exclusivo programa de português da Maple Bear. Esse programa é totalmente adequado ao panorama e à realidade cultural do Brasil, e inclui o ensino de valores nacionais e regionais.
Para reforçar os estudos de quem ainda não tem fluência no segundo idioma, a Maple Bear desenvolveu o BridgeS Elementary, programa aplicado aos novos alunos do ensino fundamental sem fluência na língua inglesa. O material é resultado de pesquisas sobre bilinguismo realizadas no Canadá e baseia-se em autênticos programas de desenvolvimento linguístico para crianças.
O professor está sempre atento ao desenvolvimento de cada aluno na aprendizagem bilíngue da leitura e da escrita. O processo de alfabetização é iniciado em Língua Portuguesa no Intermediate Kindergarten e, a partir do Year 1, esse processo é continuado nos dois idiomas. A partir do contato diário com livros, jornais e revistas, e do incentivo à produção escrita, o aluno constrói a capacidade de ler e escrever autonomamente. O ambiente oferece situações de uso real da leitura e da escrita, como, por exemplo, a leitura das regras de um jogo, a produção de convites para eventos escolares, a produção de bilhetes aos pais e o acompanhamento dos horários das atividades, entre outras. Para o sucesso do programa, a rotina diária contempla situações didáticas de reflexão sobre o sistema alfabético de escrita e de apropriação da linguagem. O programa também abrange atividades variadas com diferentes propósitos e, ao mesmo tempo, proporciona ampliações de uma mesma atividade para um avanço gradual da responsabilidade e aumento qualitativo no desempenho individual e em grupo.
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