FAQ

Montamos esse breve FAQ para esclarecer algumas de suas duvidas e estamos á disposição, caso a sua esteja listada abaixo.

Perguntas Mais Frequentes:

1Quais as vantagens em ser bilíngue?
Pesquisas recentes indicam que estudantes bilíngues desenvolvem melhor suas habilidades nas áreas cognitivas. Esta talvez seja a explicação porque estes estudantes, geralmente, apresentam melhor desempenho em testes de inteligência verbal, no pensamento global e na solução de problemas. A criança educada no sistema bilíngue tem mais facilidade de se apropriar da segunda língua. Quanto antes iniciada no segundo idioma, mais fluente ela fica.
2Por que as crianças em processo de alfabetização têm mais facilidade em aprender uma segunda língua?
Os primeiros anos de vida da criança são fundamentais no processo de aprendizagem. Entre zero e 10 anos de idade, ocorrem ricas possibilidades de aprendizado nas áreas do conhecimento acadêmico. Um estudo recente, elaborado por Elizabete Villibor Flory, doutora pelo Instituto de Psicologia da USP, e Maria Thereza Costa de Souza, professora associada do mesmo Instituto, aponta vantagens comunicativas, como melhor relacionamento com a família e maior sensitividade para línguas e comunicação transacional. Na questão cultural, o bilinguismo amplia a visão de mundo dos estudantes. Além disso, desenvolve as funções cognitivas das crianças, que passam a ter mais flexibilidade e rapidez de pensamento.
3Como é feita a certificação das escolas Maple Bear?
Uma Comissão Canadense avalia se as escolas atendem às exigências de qualidade Maple Bear. Os critérios de análise passam por questões, como instalações adequadas, equipe pedagógica qualificada, treinada e monitorada, além de todos os equipamentos pedagógicos necessários para o cumprimento do programa de ensino da instituição. A Maple Bear entende que seus professores são fundamentais para o sucesso de qualquer escola. Por isso, eles recebem treinamentos constantemente e são avaliados conforme os critérios internacionais da marca. A avaliação é a garantia para que todos os docentes estejam capacitados pedagogicamente para ensinar na metodologia canadense. Além disso, com a capacitação, os professores passam a ser qualificados nas questões sociais e psicológicas que envolvem a docência por meio do bilinguismo. Este acompanhamento é frequente passando por avaliações institucionais constantes e formação de todos os funcionários das escolas credenciadas.
4Por que crianças dessa faixa etária devem aprender uma segunda língua?
De acordo com estudos atuais, quanto mais cedo a criança aprender uma segunda língua, mais efetiva será sua aquisição. Crianças mais novas tendem a preocupar-se menos em cometer erros e são mais propensas a iniciar a comunicação com os outros, independente do código linguístico. Possuem habilidades mais generalizadas, por isso também a importância da estimulação nesta fase.
5Como as crianças transferem conceitos de uma língua para outra?
Ainda que nem todos os aspectos de uma língua, como regras da gramática e a formação das palavras, sejam transferíveis de um idioma para outro, sabemos que o sistema de significados, conceitos e habilidades que o aluno possui pode ser prontamente intercambiável entre línguas. Uma vez que a criança possui um determinado vocabulário e determinadas estruturas da língua, não haverá problema para transferir os conceitos aprendidos de uma língua para outra.
//]]>